Secretaria Municipal de Saúde informa: Dia de coleta de Preventivo (19/05)

0
642

Neste dia 19 de maio (sábado) à Unidade Básica de Saúde Familiar (USF) “Lourdes Garcia Rived” de Sagres estará de pronto atendimento das 08:00 às 17:00 horas com o objetivo de atender mulheres que trabalham durante a semana e não conseguem espaço em sua agenda para ir ao médico e cuidar com mais tempo de sua saúde, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza este sábado para o atendimento especial à pacientes que farão coleta de PREVENTIVO.

De acordo com a secretária de saúde de Sagres, Eleny Piva, o objetivo é atender uma parcela da população que está em atraso em relação à este exame muito importante na saúde da mulher e que por algum motivo durante a semana esta paciente não consegue se programar para a realização da coleta de Preventivo.

O exame preventivo feminino, esfregaço cervicovaginal, colpocitologia oncótica cervical ou simplesmente teste de Papanicolau, é um exame ginecológico de citologia cervical, realizado como prevenção ao câncer do colo do útero (principalmente causado pelo papilomavírus humano, ou HPV).

O exame preventivo é geralmente indolor, simples e rápido (dura apenas alguns minutos). Pode causar um pequeno desconforto que pode ser diminuído se a mulher for capaz de relaxar e se o exame for realizado de forma delicada e com técnica adequada.

Toda a equipe da USF de Sagres aguarda ansiosamente a importante visita de cada paciente e lembra que também é uma oportunidade a mais de avaliar sua saúde podendo inclusive, além de realizar o preventivo, verificar se suas vacinas estão em dia.

Compareça neste 19 de maio na nossa Unidade de Saúde da Família de Sagres. Cuidar-se é um ato de amor.