Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 04 de Agosto de 2023

Resíduos de Poda em Sagres são triturados e retornam à natureza na forma de adubo orgânico para agricultores.

A ação beneficia agricultores

A Prefeitura Municipal de Sagres, recebeu em 2023 do Governo do estado uma máquina para triturar as podas e cortes de árvores de locais públicos e particulares, em busca de dar uma destinação ecologicamente correta e sustentável a estes resíduos.

Com isso, as podas e cortes de árvores são levados até um Eco Ponto ao lado da coleta seletiva onde são triturados, por meio do triturador acoplado ao trator, o material resultante é destinado para agricultores do município que cutivam hortaliças, Frutas entre outros. Contribuindo principalmente com a agricultura familiar.

O primeiro a requerer a doação foi o Sr João Martins para sua Horta na Chácara Alencar.

O composto orgânico produzido estimula o desenvolvimento das plantas e é utilizado no paisagismo e jardinagem das ruas, no projeto de arborização urbana, praças e jardins públicos da nossa cidade, como também na produção de frutas, verduras, hortaliças e legumes de propriedades particulares do município através do termo de doação para horticultores do nosso município. Assim, além de ser uma prática de destino sustentável para este resíduo de massa verde, reduz o custo de produção nas hortas.

Contudo, a participação da população é necessária para o melhor aproveitamento dos resíduos de podas e cortes de árvores, sendo fundamental a separação correta destes resíduos e descarte adequado nas ruas. Para que assim, a administração pública consiga realizar a coleta separada e a reciclagem dos resíduos gerados no nosso município, tanto os de construção civil, os recicláveis e os de podas e cortes de árvores.

Vale lembrar que nenhum munícipe tem o direito de podar ou cortar árvore sem autorização da Secretaria do Meio Ambiente.