Papa nomeia padre osvaldocruzense bispo auxiliar de Curitiba.

Padre Amilton era o Provincial da Ordem dos Passionistas

O Papa Francisco nomeou nesta terça-feira (6), o padre osvaldocruzense, Amilton Manoel, como bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba (PR).

A notícia foi confirmada pela Paróquia São José de Osvaldo Cruz, através do padre José Luiz, em entrevista a Rádio Califórnia FM na manhã desta quarta-feira (7).

Padre Amilton Manoel tem 54 anos de idade e era o Provincial (espécie de diretor geral) da ordem dos padres Passionistas, comunidade de apóstolos foi fundada por S. Paulo da Cruz (Paulo Danei: 1694-1775) na Itália, no ano de 1720. Hoje os Passionistas são em torno de 2.500 e estão presentes em 56 países. No Brasil, a Congregação está em 10 estados e conta com 150 religiosos, mantendo mais de 10 seminários de formação.

“A notícia é motivo de muita alegria, não apenas para nós Passionistas, mas deve ser para a comunidade de Osvaldo Cruz, onde nasceu o Padre Amilton. Prevemos que em três meses ele deve ser ordenado bispo”, disse o padre José Luiz.

Osvaldocruzense é reconhecido como excelente gestor

O padre Amilton Manoel da Silva nasceu em 2 de março de 1963 e foi ordenado em 17 de dezembro de 1994, portanto tem 22 anos e 6 meses de vida religiosa.

Atualmente, o religioso osvaldocruzense era pároco na paróquia São Paulo da Cruz, a igreja do calvário dos Missionários Passionistas no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

“A realidade de oração, obediência do Papa, a sua Ordem e principalmente um excelente administrador de pessoas. Osvaldo Cruz deve sentir-se muito feliz pela nomeação do padre Amilton”, disse o vigário José Luiz.

Biografia e vida religiosa

Padre Amilton ingressou no seminário em 01/02/1991. Cursou filosofia na UFPR (Universidade Federal do Paraná), em Curitiba, e teologia no ITESP (Instituto Teológico São Paulo), em São Paulo. Fez a sua profissão religiosa em 18/01/1997 e foi ordenação presbítero, em 17/12/2000, em sua cidade natal, Osvaldo Cruz. O bispo ordenante foi Dom Luciano Mendes de Almeida (in memória), Arcebispo de Mariana (MG).

Como religioso/sacerdote, exerceu as funções de: formador dos postulantes, mestre de noviços e vigário paroquial, em algumas paróquias atendidas pelos Passionistas, nos estados do Paraná e São Paulo. Também foi superior, secretário e ecônomo, nas comunidades religiosas em que residiu; foi primeiro consultor (vice- Provincial) e desde o ano de 2012 é Superior Provincial da Província do Calvário, cuja sede está localizada junto à Paróquia São Paulo da Cruz, Igreja do Calvário, na região Sé, em São Paulo.

O Pe. Amilton é orientador de exercícios espirituais e assessor de cursos para a Vida Religiosa Consagrada e formação de lideranças leigas. Tem pós-graduação em espiritualidade, formação humana, liturgia e parapsicologia.

Dentro de sua Congregação, desempenhou inúmeros cargos, desde mestre de noviços até Superior Provincial da Província Passionista do Calvário, com sede em São Paulo (2013-2016). Também foi Assessor da Conferência dos Religiosos do Brasil, pregador de exercícios espirituais e vigário paroquial em Colombo e Ponta Grossa (PR). Atualmente, é pároco de “São Paulo da Cruz” na Arquidiocese de São Paulo.

Fonte: OCNET

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *